O revestimento dos animais possuí variadas funções. Estas estão relacionadas com o estilo de vida do animal e seu habitat.
Eis algumas Funções de Revestimento:
- Impedir a entrada de micróbios patogénicos:
É uma função bastante cumum em todos os revestimentos. A pele, desde que não seja ferida, impede a maioria dos microorganismos.
- Impedir a Desidratação:
O Escorpião é um animal seguidor desta função; ele vive em regiões desertas (como o Egipto ou a Austrália) ou apenas quentes. Este animal tem um tipo de revestimento especial, que o impede de desidratar - isto é, perder água execivamente.
- Proteger o Animal do Clima; quer esteja frio como calor:
Esta função só existe na pele com penas ou com pêlos. Pelo que é uma função da qual os mamíferos e aves podem desfrutar; o urso-polar, por exemplo, vive em regiões muito frias e o seu revestimento aquece-o. Esta função é muito útil aos animais que vivem em climas não temperados.
- Proteger o Animal dos Predadores:
Pode ser através da camuflagem, por exemplo; esta função é muito útil aos animais. A camuflagem é o mais cumum meio para os animais se protegerem dos predadores. O polvo, por exemplo, é um animal que consegue alterar a cor da sua pele, para se confundir com os recursos naturais do seu ambiente.
- Auxiliar a Locomoção:
As escamas e as penas são utilizadas por alguns animais e podem também servir como auxilio na locomoção do ser vivo. As penas das aves, como exemplo, são essenciais ao voo, são elas que permitem a ave voar, e sem elas esta não poderia realizar o voo; os tubarões usam as escamas para nadarem mais rápido, e as escamas das serpentes permitem estas deslocarem-se no solo com mais facilidade!
- Funcionar como superfície respiratória:
Esta função encontra-se principalmente nos animais com pele nua, como é o caso da rã. A rã efectua trocas gasosas, não apenas através de seus pulmões, mas também através da superfície da pele!
O revestimento dos animais vertebrados (com ossos), é a pele. A qual pode apresentar características distintas entre sí:
- Pele nua: pele lisa permanentemente humedecida com muco, como é o caso do sapo.
- Pele com escamas profundas/dérmicas: estas escamas são permanentes, como é o caso do peixe. O aspecto destas tende a ser brilhante e normalmente apresenta-se em cores vivas.
- Pele com escamos Superfíciais/epidérmicas: Estas escamas não são permanentes e o seu aspecto tende a ser um pouco menos brilhante do que as escamas dérmicas. Parecem superfíciais em comparação com as escamas dos peixes; e tendem a ser mais escuras (na maioria dos casos). Estas escamas estão ligadas umas às outras, e formam um revestimento contínuo. Enquanto o animal vai crescendo as suas escamas vão sendo substituídas, soltando-se juntas ou em bocados. A este processo dá-se o nome de Muda.
- Pele com pêlos: os pêlos têm origem na epiderme (camada exterior) e são características dos mamíferos. A pelagem é composta por dois tipos de pelos:
- Os Internos - são macios e isolantes;
- Os Externos - são um pouco mais espessos, protegem o corpo e permitem a camuflagem.
Alguns pelos são também impermeáveis á água.
- Pele com Penas: as penas encontram-se nas aves e são de origem epidérmica. Intervêem no voo e têm cores e diferentes dimensões. Ao longo da vida das aves, as suas penas caem e são renovadas por outras que tendem a aparecer. As aves também têm a capacidade de manter a temperatura do corpo temperada.