Caracteres sexuais primários e secundários

Os caracteres sexuais são características do corpo humano que permitem distinguir o sexo masculino do feminino, exteriormente.

É difícil distinguir o sexo masculino do feminino num bebé. Apenas os caracteres sexuais primários o permitem. Ao longo da vida da criança, os órgãos sexuais primários vão se desenvolvendo, e é na puberdade que passam a ser caracteres sexuais secundários.

Os caracteres sexuais primários são aqueles que se notam à nascença. Os secundários desenvolvem-se na puberdade, e são:

Nos rapazes:
  • Orgãos genitais desenvolvidos
  • Voz grossa
  • Aparecimento de pêlos nas zonas púbicas, axilas, face e um pouco por todo o corpo.
  • Desenvolvimento dos músculos
  • Produção de Esperma
  • Alargamento dos ombros
  • Acne

Nas raparigas:
  • Menstruação
  • Aparecimento de pêlos nas zonas púbicas e axilas
  • Acne
  • Orgãos genitais desenvolvidos
  • Desenvolvimento dos seios
  • Ancas alargadas

A alimentação dos animais

 A alimentação é um processo através do qual os animais conseguem energia, essencial á sua vida.
O regime alimentar é o conjunto de alimentos que um animal ingere.
 De acordo com o regime alimentar dos animais, estes podem ser:
 - carnívoros: alimentam-se de outros animais. (ex: leão, leopardo, tigre) Os carnívoros podem ser:
   - insectívoros: alimentam-se de insectos, como é o caso do sapo e da rã.
   - piscívoros: alimentam-se de peixes, como é o caso do tubarão e de alguns peixes.
   - necófragos: alimentam-se dos cadáveres deixados por outros animais - este é o regime alimentar das híenas e dos falcões.
- herbíveros: são animais que se alimentam de vegetais ou plantas, como é o caso das ovelhas. Existem alguns tipos de animais herbíveros:
   - frugívoros: alimentam-se de frutos, como é o caso dos morcegos-da-fruta!
   - granívoros: este tipo de animal alimenta-se de sementes e grãos - a galinha e o pombo seguem este regime alimentar.
 - Omnívoros: alimentam-se de tudo um pouco: animais, frutas, vegetais etc., como é o caso do Homem e do porco.

Locomoção dos Animais

 Os animais deslocam-se no solo, no ar, ou mesmo na água.
 Cada espécie de animal tem um diferente modo de locomoção, relacionado com seus modos de vida e habitat.
 Os Humanos (animais racíonais), colocam toda a planta do pé enquanto se deslocam. São assim designados Plantígrados; o urso também coloca toda a planta do pé no solo enquanto se desloca, é também, evidentemente, um animal plantígrado. Estes animais deslocam-se vagorosamente devido ao prórpio modo de locomudir.
 O gato e o cão, apoiam apenas os dedos no chão, o que lhes permite uma locomoção mais rápida. O javali, tal como o cavalo ou a zebra, colocam no solo apenas o último osso do dedo - a falange. Esta está geralmente apoiada por um casco. - a este meio de locomoção dá-se o nome de Corrida.
 O Salto é outro comum modo de locomoção! A pulga, o sapo, o canguru, entre  outros muitos animais são praticantes deste modo de locomoção. Os membros posteriores são maiores que os anteriores e têm os músculos mais desenvolvidos; os músculos posteriores estão em forma de «Z» quando estão em repouso. Quando se estendem, foncionam como uma mola, projectando o corpo do animal para cima e para a frente.
 Outros animais, como a cobra ou as osgas, deslocam-se através da Reptação. Este meio aplica-se ao meio de locomoção da maioria dos répteis. Estes animais rastejam, apoiando o ventre no solo. Alguns, como o lagarto, têm membros mas não aguentam com o tronco, pelo que se locomodem apoiando o ventre no chão e dando constantemente um mínimo impulso com os membros. Alguns invertebrados, como a minhoca ou a lesma, também se deslocam por reptação, por contração de músculos.

1.- Eis um animal que se desloca através da Reptação:


2.- Eis um que se desloca através de Corrida:
           
3.- Eis um animal que se desloca pela Marcha:

          
4.- E, por último, um animal que se desloca através do Salto:
         

As Propriedades das Penas

 As Aves têm o corpom revestido de penas, como tu sabes.
 As penas das aves podem ter as seguintes propriedades:
 - impermeáveis: não permitem a passagem de água devido á sua constituíção e a uma certa substância oleosa que a ave espalha nas penas com o bico;
 - as rectrizes: situam-se na cauda e funcionam como uma espécie de leme, digamos;
 - as rémiges: existentes nas extremidades das asas e são utilizadas no voo, funcionam como um remo;
 - téctrizes: revestem o corpo, evitam perdas de calor;
 - as plúmas: encontram-se em contacto com a pele e são muito finas e macias! Impedem a passagem do ar a proporcionam um exelente isolamento térmico - isto é, deixam a temperatura do corpo da ave temperada, assim esta não terá frio ou calor.

A constituíção das penas é constituída por um Eixo/Ráquis; uma Lámina; Bárbulas e Barba.

*Constituição de Uma Pena.*

O Revestimento dos Animais

 O revestimento dos animais possuí variadas funções. Estas estão relacionadas com o estilo de vida do animal e seu habitat.

Eis algumas Funções de Revestimento:
 - Impedir a entrada de micróbios patogénicos:
É uma função bastante cumum em todos os revestimentos. A pele, desde que não seja ferida, impede a maioria dos microorganismos.
 - Impedir a Desidratação:
O Escorpião é um animal seguidor desta função; ele vive em regiões desertas (como o Egipto ou a Austrália) ou apenas quentes. Este animal tem um tipo de revestimento especial, que o impede de desidratar - isto é, perder água execivamente.
 - Proteger o Animal do Clima; quer esteja frio como calor:
Esta função só existe na pele com penas ou com pêlos. Pelo que é uma função da qual os mamíferos e aves podem desfrutar; o urso-polar, por exemplo, vive em regiões muito frias e o seu revestimento aquece-o. Esta função é muito útil aos animais que vivem em climas não temperados.
 - Proteger o Animal dos Predadores:
Pode ser através da camuflagem, por exemplo; esta função é muito útil aos animais. A camuflagem é o mais cumum meio para os animais se protegerem dos predadores. O polvo, por exemplo, é um animal que consegue alterar a cor da sua pele, para se confundir com os recursos naturais do seu ambiente.
 - Auxiliar a Locomoção:
As escamas e as penas são utilizadas por alguns animais e podem também servir como auxilio na locomoção do ser vivo. As penas das aves, como exemplo, são essenciais ao voo, são elas que permitem a ave voar, e sem elas esta não poderia realizar o voo; os tubarões usam as escamas para nadarem mais rápido, e as escamas das serpentes permitem estas deslocarem-se no solo com mais facilidade!
 - Funcionar como superfície respiratória:
Esta função encontra-se principalmente nos animais com pele nua, como é o caso da rã. A rã efectua trocas gasosas, não apenas através de seus pulmões, mas também através da superfície da pele!

 O revestimento dos animais vertebrados (com ossos), é a pele. A qual pode apresentar características distintas entre sí:
 - Pele nua: pele lisa permanentemente humedecida com muco, como é o caso do sapo.
 - Pele com escamas profundas/dérmicas: estas escamas são permanentes, como é o caso do peixe. O aspecto destas tende a ser brilhante e normalmente apresenta-se em cores vivas.
 - Pele com escamos Superfíciais/epidérmicas: Estas escamas não são permanentes e o seu aspecto tende a ser um pouco menos brilhante do que as escamas dérmicas. Parecem superfíciais em comparação com as escamas dos peixes; e tendem a ser mais escuras (na maioria dos casos). Estas escamas estão ligadas umas às outras, e formam um revestimento contínuo. Enquanto o animal vai crescendo as suas escamas vão sendo substituídas, soltando-se juntas ou em bocados. A este processo dá-se o nome de Muda.
 - Pele com pêlos: os pêlos têm origem na epiderme (camada exterior) e são características dos mamíferos. A pelagem é composta por dois tipos de pelos:
 - Os Internos - são macios e isolantes;
 - Os Externos - são um pouco mais espessos, protegem o corpo e permitem a camuflagem.
Alguns pelos são também impermeáveis á água.
 - Pele com Penas: as penas encontram-se nas aves e são de origem epidérmica. Intervêem no voo e têm cores e diferentes dimensões. Ao longo da vida das aves, as suas penas caem e são renovadas por outras que tendem a aparecer. As aves também têm a capacidade de manter a temperatura do corpo temperada.